sábado, 28 de novembro de 2009

Índice Glicêmico

Índice glicêmico é a variação do efeito sobre a glicose sanguínea quando do consumo de um único alimento relativo a um carboidrato de referências. É recomendado que mais de 50% das calorias que ingerimos venham dos carboidratos. Os alimentos possuem diferentes indices glicêmicos, dependendo da sua composição. Um estilo de vida saudável envolve o maior consumo de carboidratos com baixo índice glicêmico.

Diversos estudos demonstram que o consumo de carboidratos de alto índice glicêmico por um longo período de tempo é um fator de risco significante para o desenvolvimento de doenças como o diabetes tipo 2 e as doenças cardiovasculares. Por outro lado, a ingestão de alimentos de baixo índice glicêmico são importantes na prevenção do desenvolvimento da obesidade e alguns tipos de câncer (intestino, mama).

Principalmente para indivíduos diabéticos e para aqueles que necessitam de um controle de peso, é recomendado uma dieta rica em fibras com alimentos de baixo índice glicêmico.

Abaixo alguns exemplos de alimentos e seu índice glicêmico:

Alimentos com baixo índice glicêmico (<60): ameixas, amendoim, centeio, cerejas, cevada, farelo de trigo, feijão, figo, grão de bico, iogurte, leite, leite de soja, lentilha, maçã, pêra, pêssego, sorvete, sopa de tomate, suco de maçã, tâmaras, etc.

Alimentos com índice glicêmico médio (entre 60 a 85): arroz, aveia, banana, batata doce, cenoura, cereal tipo Al Bran, ervilhas, inhame, macarrão, manga, milho, massas, mingau, pão de centeio, pão integral, suco de laranja, entre outros.

Alimentos com índice glicêmico alto (>85):
Batata, bebidas isotônicas com açúcar, biscoitos, doces em geral, flocos de milho, mel, melaço, pão branco de trigo.

Referência Bibliografica: Vasconcelos MIL, Rodrigues TFF. Alimentando sua Saúde. Diet, Light, Low-Carb, Índice Glicêmico: Qual a diferença? São Paulo: Varela, 2006. cap. 14, p. 113-120.

Nenhum comentário:

Postar um comentário