sábado, 28 de novembro de 2009

Alimentação X Saúde


Ultimamente, com a influência da mídia sobre os padrões de beleza e o aumento de doenças crônicas como diabetes, hipertensão, obesidade, aterosclesore, etc., causada pela má alimentação, aumentou significativamente o número de pessoas interessadas em uma alimentação saudável. Até mesmo os grandes fast-food estão de olho nesse público, colocando em suas embalagens o número de calorias e nutrientes de seus alimentos.

Por onde começar?

Fatores como preferências, hábitos alimentares e culturais, falta de tempo, influências da mídia, relações psicológicas, falta de habilidade culinária, custo e disponibilidade dos alimentos, além dos processos da doença e função gastrointestinal, transformam a alimentação ideal em algo distante da realidade.
O primeiro passo para quem pretende manter uma alimentação equilibrada com o objetivo deperder peso é esquecer a idéia de que um regime é feito com base no "corte" de determinados alimentos da dieta. Não há alimentos proibidos e sim aqueles que devem ser consumidos em menor quantidade e até os que devem ser evitados, o que não significa que nunca mais deverão fazer parte do cardápio.
Para emagrecer, prevenir doenças e promover a saúde é necessário mudar o estilo de vida, o que depende basicamente de dois fatores: alimentação saudável e prática de atividade física.


Como ter uma alimentação saudável?


Cada vez mais a correria do dia-a-dia em função do trabalho e dos mais variados compromissos é tida como a principal inimiga da qualidade de vida. A falta de tempo tem levado a um altíssimo consumo de alimentos ricos em gorduras e pobres em vitaminas e minerais, os chamados "fast-food".
O hábito de se alimentar fora de casa quase sempre resulta na diminuição da qualidade dos alimentos ingeridos e, consequentemente, no aparecimento de problemas como excesso de peso, constipação intestinal, hipertensão arterial, entre outros. Dentro de casa o consumo de produtos industrializados, substituindo alimentos frescos, feitos em casa e que contêm nutrientes importantes para a saúde, agrava ainda mais o quadro.
A escolha dos alimentos é a parte fundamental de uma dieta equilibrada, assim como o número de refeições realizadas ao longo do dia e a ingestão de quantidade adequada mde líquidos. Todos os nutrientes são importantes para o funcionamento do organismo, por isso devemos consumi-los em proporções adequadas, além de fazer de cinco a seis refeições diárias e tomar pelo menos seis copos de água por dia.

Contudo é importante sempre buscar a orientação de uma nutricionista, profissional capacitado para auxliar na adequação da dieta. Sempre procurar um educador físico, profissional habilitado a educar o condicionamento físico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário