sábado, 28 de novembro de 2009

Alimentos prebióticos e probióticos


Com relação à interferência dos alimentos funcionais com a flora intestinal, podem ser dividos em três grupos: prebióticos, probióticos e simbióticos.

Prebióticos

São carboidratos complexos (considerados fibras), resistentes às ações das enzimas salivares e intestinais. Ao atingirem o cólon, produzem efeitos benéficos à microflora colônica.
O prebiótico deve ter como características o fato de não sofrer hidrólise ou absorção no intestino delgado e de alterar a microflora colônica para uma microflora saudável, induzindo efeitos favoráveis e saúde. As substâncias como lactose, xilitol, inulina e frutooligossacarídeos (presentes no alho, tomate, cebola, banana, alcachofra, centeio, cevada, trigo e mel) apresentam os seguintes efeitos: alteração do trânsito intestinal, reduzindo metabólicos tóxicos; prevenção da diarréia ou da obstipação intestinal, por alterar a microflora colônica; diminuição do risco de câncer; diminuição do nível de colesterol e triglicerídeos; controle da pressão arterial; incremento na produção e biodisponibilidade e minerais; redução do risco de obesidade e diabetes insulino-dependente e redução da intolerância à lactose. Seu papel principal é estimular o crescimento intestinal das bifidobactérias do colón, que agem suprimindo a atividade putrefativa de outras bactérias.

Probióticos

São suplementos alimentares que contêm bifidobactérias ou bactérias benéficas (leites fermentados, ou pó ou cápsulas) para a melhora do balanço intestinal através da colonização do intestino por outras espécies, do controle do colesterol, das diarréias e da redução do risco do desenvolvimento do câncer. Tem a função de estimular o sistema imunológico e alterar o mecanismo microbiano.
São características desejáveis dos probióticos o fato de serem habitantes normais do organismo que se reproduzem rapidamente, produzindo substâncias antimicrobinas e resistindo ao tempo entre a fabricação, comercialização e ingestão do produto, devendo atingir o intestino ainda vivo. O mecanismo de inibição das bactérias patogênicas (que causam doenças) está relacionada à produção de substâncias bactericidas, disputa por nutrição e alteração do metabolismo microbiano. Os probióticos mais importantes são os lactobacilos casei, acidófilos, bulgáricos, bifidobactéria bifidus, etc.

A combinação balanceada de prebióticos e probióticos com característica de função dos dois grupos são chamados de alimentos simbióticos.

Referência Bibliografica: Anjo DFC. Alimentos funcionais em angiologia e cirurgia vascular. J. Vasc. Br. 2004, vol. 3 n. 2

Nenhum comentário:

Postar um comentário