sábado, 28 de novembro de 2009

Azeite X Óleo



Azeite é um produto alimentar, usado como tempero, produzido a partir da azeitona, fruto advinho das oliveiras. Trata-se, pois, de um alimento antigo, clássico da culinária contemporânea, regular na dieta mediterrânea e nos dias atuais presente em grande parte das cozinhas.

Além dos benefícios para a saúde o azeite adiciona à comida um sabor e aroma peculiares.

A região mediterrânea, atualmente, é responsável por 95% da produção mundial de azeite, favorecida pelas suas condições climáticas, propícias ao cultivo das oliveiras, com bastante sol e clima seco.

Benefícios do azeite para a saúde

O óleo de oliva possui várias subtâncias benéficas à saúde. Ele pode reduzir a quantidade de LDL (mau colesterol) do organismo, devido a sua grande quantidade de gordura monoinsaturada, o fator importante é que essa gordura não se transforma em colesterol. Esse fator reduz o risco de infarto ou AVC, uma vez que o consumo regular do óleo de oliva reduz a formação de placas de ateroma nas paredes dos vasos sanguíneos. Outro fator importante para a saúde é que o óleo de oliva previne oxidações biológicas porque é rico em polifenóis, que reduzem a formação de radicais livres. Os radicais livres são muito nocivos à saúde pois são responsáveis pelo envelhecimento, e doenças degenerativas, como o câncer por exemplo. Cientistas observaram que os povos das regiões do mediterrâneo tem vida mais saudável com baixo nível de infarto e câncer, por esses povos serem os maiores consumidores do óleo de oliva, e outras substâncias de uma dieta saudável, como peixe e verduras.

Diferentes tipos de óleos

Girassol

O óleo de girassol é rico em ácidos gordos essenciais omega-6 (ácido linoleico).

Essencial para um crescimento e desenvolvimento saudável do organismo, o ácido linoleico desempenha também um papel importante na redução de risco de doenças cardiovasculares e do colesterol, função vascular e sistema imunitário.

O óleo de girassol é rico em vitamina E, importante antioxidante que ajuda a retardar o envelhecimento das células e dos tecidos do organismo e contribui para o fortalecimento das defesas do organismo (bom funcionamento do sistema imunitário).

Soja

Rico em ácidos gordos polinsaturados essenciais ómega-6 (ácido linoleico) e ómega-3 (ácido linolénico), essenciais para um crescimento, desenvolvimento e funcionamento saudável do organismo.

O ácido linolénico é um nutriente que contribui para o funcionamento saudável do sistema nervoso, imunitário (ação anti-inflamatória), e do coração. O óleo de soja também é rico em vitamina E.

Milho

Rico em ácidos gordos polinsaturados, ácido linoleico essencial para um crescimento, desenvolvimento e funcionamento saudável do organismo. O ácido linoleico desempenha também um papel importante na redução do colesterol, função vascular e sistema imunitário.

Rico em vitamina A que contribui para o reforço do sistema imunológico sendo também benéfico para a visão. Também é rico em vitamina E. O sabor característico é apreciado em algumas preparações culinárias.

Referências Bibliograficas:
http://www.centro-nutricao-fula.pt/oleos_vegetais/tipo_beneficios.asp

Nenhum comentário:

Postar um comentário